O que procura o espectador no cinema Português?
Depois de um interregno pandémico, os Encontros do Cinema Português regressaram no passado dia 29 de setembro, aos Cinemas NOS Alvaláxia. Para além da apresentação de 25 projectos cinematográficos nacionais, introduziu-se a debate o tema: "O que procura o espectador no cinema Português? Como responder às suas expectativas?".
A organização do encontro foi da responsabilidade da NOS Audiovisuais, líder de mercado de distribuição de cinema, em colaboração com o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), reunindo jornalistas, responsáveis políticos, institucionais e profissionais da produção, exibição e distribuição cinematográfica. O press release da NOS, listando os projectos apresentados, encontra-se disponível aqui.
O interessante tema do debate, “O que procura o espectador no Cinema Português? Como responder às suas expectativas?”, deu origem a que se abordasse o recorrente problema do baixo número de espectadores dos filmes portugueses, tendo sido apontada como uma das principais causas deste facto, a insuficiente promoção dos filmes junto do grande público. No entanto, tal argumento, na minha opinião pessoal, é falacioso, servindo mais para deslocar a responsabilidade pelo desinteresse do público, dos produtores, argumentistas e realizadores para os distribuidores e promotores. Sem dúvida que a divulgação é importante, mas não é o principal motivo do distanciamento entre público e cinema Português. Ao invocar o argumento da falta de publicidade e divulgação, o tema a debater talvez devesse ser: "O que procura o cinema Português no Espectador?".
Luís Santo Vaz